Blog Home / Meninas Liz / Como orientar as meninas na escolha do primeiro sutiã?

Como orientar as meninas na escolha do primeiro sutiã?

O primeiro sutiã é marcante, inesquecível, um verdadeiro divisor de águas. O rito de tornar-se mulher pode ser tão bonito quanto desafiador. Memórias se formam ao redor da rotina e cada sensação é observada com curiosidade. 

Para as meninas, o desafio é lidar com o novo. Já para quem é responsável, o desafio é orientar com delicadeza. Será que é cedo demais para falar de sutiã? Como auxiliar as meninas na escolha dessa peça tão significativa?

Vale lembrar que nunca é cedo para ensinar respeito ao próprio corpo. Na escolha do primeiro sutiã, convide sua pequena para expressar o que ela sente: o que faz bem, onde dói, o que incomoda. E que, assim, ela possa sair do provador um pouquinho mais confiante do que antes.

  1. Qual a idade certa para começar a usar sutiã?

A peça íntima pode ser usada a partir dos 8 anos, de acordo com a ginecologista Milca Chade¹ em entrevista para o The São Paulo Times. Segundo ela, é comum que os seios comecem a se desenvolver um ano e meio antes da primeira menstruação. Nesta fase, cuja idade pode variar de menina para menina, o sutiã serve para oferecer suporte e impedir que a mama seja notada.

Os benefícios do sutiã vão além do suporte. “Podemos dizer que o sutiã ajuda a mama a crescer sem deformidade”, diz a Dra. Chade. A escolha de um modelo confortável, que não aperte, evita flacidez precoce e alivia dores na região mamária.

  1. Qual é o tipo de sutiã mais confortável? 

A sensação de conforto para meninas está associada à discrição que os sutiãs podem oferecer. Enquanto crescem, elas preferem ocultar os sinais de desenvolvimento do seu próprio corpo. A peça íntima também ajuda a evitar possíveis sensibilidades na região das mamas.

Por outro lado, o conforto físico de uma peça é composto por diversos elementos. Na dúvida, use este checklist para tomar a melhor decisão de compra.

• O tecido é macio e respirável?
• Os elásticos se acomodam ao corpo, sem pinicar?
• O tamanho da peça está correto?
• As alças são macias, firmes e reguláveis?

Uma dica extra: dê preferência aos modelos que dispensam aros. Os aros oferecem mais sustentação do que uma criança ou pré-adolescente precisa.

Quer conforto garantido? Descubra o DNA da Liz Girls.

  1. Sutiãs infantis podem ter bojo?

Este é um tema controverso! Mas sim, tops e sutiãs com bojo são seguros para crianças, desde que ofereçam uma cobertura leve.

Há quem acredite que o bojo serve apenas para aumentar o busto, o que é um mito! Eles podem ser moldados para oferecer diferentes efeitos, como aproximar os seios ou mantê-los no lugar. Os bojos infantis, especificamente, são desenhados para proteger o corpo, sem alterar a estrutura das mamas.

Os tops com bojo removível são uma ótima opção para quem prefere alternar entre as versões com e sem bojo.

  1. Quais são as cores preferidas das crianças?

Convidamos nossa cliente Daniela e suas duas filhas para responder essa pergunta. Juntas, elas visitaram nossa loja e conheceram a linha Liz Girls.

A Manoela, de 9 anos, liderou a escolha das peças, enquanto a Aurora, de 6 anos, experimentou os modelos escolhidos pela irmã. As duas levaram para casa suas peças favoritas e voltaram duas semanas depois para contar o que acharam. 

“Gostei bastante. Achei confortável e bonita”, disse a Manu, nossa mini cliente. Daniela, mãe das meninas, contou que as filhas usam as calcinhas diariamente, e os tops elas usam apenas quando vão correr e brincar. Além disso, ela acredita que as estampas lúdicas, com a Pixel Blue, combinam muito com o universo infantil.

¹The São Paulo Times. “Uso do sutiã no desenvolvimento infantil. Qual sua opinião sobre o assunto?”. 29 de junho de 2016. Disponível em <https://saopaulotimes.com.br/uso-do-sutia-no-desenvolvimento-infantil-qual-sua-opiniao-sobre-o-assunto/>; Acesso em 26 de fevereiro de 2024.