Blog Home / Sem categoria / Descubra o conforto das calcinhas sustentáveis

Descubra o conforto das calcinhas sustentáveis

Você já percebeu que os bens de consumo estão se transformando em produtos de uso único? Um pote de esfoliante que vira um sachê. Um coco in natura que recebe uma embalagem de plástico e um canudo embutido. Parece muito prático, mas será que esse é o futuro?

As calcinhas absorventes atuais estão longe de ser aquele pano branco, estilo compressa, que as mães e avós usavam no passado. Nos anos 70, os primeiros absorventes descartáveis com adesivo chegaram ao Brasil, oferecendo a praticidade e segurança de passar o dia sem vazamentos. No entanto, hoje em dia, eles estão muito aquém das calcinhas para menstruação, que proporcionam uma série de benefícios.

Elas são eco-friendly!

De acordo com a CNN¹, as calcinhas menstruais cresceram em popularidade nos últimos anos por diversas razões, dentre elas a redução de lixo. Os absorventes convencionais são compostos por até 90% de plástico e, só nos Estados Unidos, 49 bilhões de unidades são descartadas anualmente.

É possível passar muito bem a semana com um conjunto de calcinhas que inclua duas peças para cada dia do seu ciclo menstrual, seja ele mais breve, de 3 dias, ou mais longo, de 7 dias. Isso porque elas suportam até 10 horas de uso. Você pode encontrar no mercado modelos para fluxo leve, fluxo médio e fluxo intenso. 

A substituição de itens descartáveis por itens reutilizáveis é uma prática que faz bem para você e para a sociedade como um todo. Seu bolso também agradece: a durabilidade das peças reduz seu gasto com artigos de higiene.

Elas te deixam mais cheirosa!

As calcinhas menstruais são feitas com diversas camadas super finas de tecido tecnológico. Cada uma dessas camadas tem uma função e, de modo geral, elas se combinam para absorver o sangue na parte de cima, retê-lo no meio, e bloquear possíveis vazamentos na parte de baixo. 

Esses tecidos são projetados para a região íntima e podem receber tratamentos que cuidam da pele. As calcinhas Cyclos da Liz, por exemplo, são feitas de tecido bacteriostático com íons de prata que preserva sua higiene e previne odores. Até porque, segundo o Portal Drauzio Varella², a menstruação não tem cheiro. As mulheres que substituíram os absorventes por calcinhas relatam que os odores desapareceram.

Elas são confortáveis!

Não importa se você escolhe o absorvente de cobertura seca ou cobertura suave: de uma forma ou de outra, você sente que ele está ali. Fica uma sensação de “pacotinho” na região, ainda mais perceptível quando você está em movimento. Trocá-lo diversas vezes também não é uma tarefa fácil! Além disso, eles contém adesivo que pode grudar em você e deixar resíduos em uma calcinha comum.

As calcinhas absorventes são feitas de tecido – e nada mais. Elas não têm qualquer elemento áspero, que possa gerar atrito na pele. É o fim daquelas assaduras que as abas plásticas causam. Usar uma calcinha menstrual é muito mais gostoso, porque elas são leves, macias e se adaptam ao formato do seu corpo, e proporcionam liberdade de movimento em todas as situações da sua vida 

Uma preocupação comum é: como cuidar desse produto? A limpeza é simples: basta lavar à mão ou à máquina no modo suave. Dê preferência ao sabão neutro ou sabão próprio para higienização de calcinhas. Para transportá-las, a dica é recorrer a uma necessaire e pronto: é só jogar na bolsa. As calcinhas absorventes compensam muito! Você ganha em saúde, conforto e bem-estar.

Elas te acompanham na academia!

Não deixe de treinar naqueles dias. Os exercícios são aliados na redução das tensões e das cólicas. Se possível, opte por treinos mais leves, que combinem com seu ritmo e mood no dia.

Pode usar calcinha absorvente na academia? Com certeza! Ela garante sua liberdade de movimentos, e assim você consegue se concentrar totalmente no exercício. E tem mais, sabe aquele excesso de suor que atrapalha? As calcinhas absorventes são ideais para manter a região íntima mais sequinha. Porque o importante é que você se sinta confiante e focada no seu treino, livre de preocupações.

Referências

¹CNN. “Period underwear is better for the environment, but does it work? Experts weigh in”. 8 de dezembro de 2022. Disponível em <https://edition.cnn.com/2022/12/08/health/period-underwear-benefits-faqs-wellness-lbg/index.html>. Acesso em 27 de fevereiro de 2024.

²Drauzio Varella UOL. Maiara Ribeiro. “O QUE A MENSTRUAÇÃO DIZ SOBRE A SUA SAÚDE”. 25 de fevereiro de 2022. Disponível em <https://drauziovarella.uol.com.br/mulher/o-que-a-menstruacao-diz-sobre-a-sua-saude/> Acesso em 27 de fevereiro de 2024.