Blog Home / Sem categoria / Como dormir melhor: 5 hábitos novos para adotar hoje

Como dormir melhor: 5 hábitos novos para adotar hoje

Uma versão mais disposta de você existe, à curta distância de uma noite bem dormida. Esqueça as dicas batidas: dormir na hora “certa”, escurecer o quarto… Confira cinco hábitos novos que estimulam a produção natural de melatonina. Adormecer não é questão de sorte! Uma higiene do sono bem feita induz corpo e mente ao relaxamento.

“Além de oferecer descanso e rejuvenescimento, o sono nos afasta das ilusões trazidas pelos cinco sentidos. No sono você é transportado para um campo distante de consciência onde seu ego se dissolve e você existe em um estado mais puro.”¹ — Dr. Suhas Kshirsagar

  1. Aqueça mãos e pés com óleo vegetal 

Quando sentimos frio, as extremidades do corpo são as primeiras afetadas: a ponta do nariz, os dedos dos pés e das mãos. Estas áreas tendem a se contrair, mas existe uma maneira simples de evitar este incômodo. Experimente deixar um vidro de óleo vegetal ao lado da cama. Então, pingue algumas gotas nas mãos e espalhe nos pés. Se quiser, calce meias logo em seguida. Que tal escolher um aroma que te faz sentir bem? O óleo de semente de uva, por exemplo, além de gostoso, é uma opção com propriedades hidratantes, regeneradoras e revitalizantes.

  1. Facilite a renovação celular

As roupas de cama merecem uma atenção especial. Já reparou que elas ficam em contato com a sua pele por horas, noite após noite? A escolha do tecido errado pode prejudicar sua saúde e te deixar desconfortável. Na dúvida, opte sempre pelas fibras de origem natural, como a seda e o algodão. Eles têm propriedades que permitem a respiração da pele e a renovação celular. Para colher o máximo de benefícios, aplique essa regra na seleção dos lençóis, fronhas e edredons. Para completar com chave de ouro, substitua também pijamas de tecido sintético por tecido natural. Na Liz Sleepwear, você encontra pijamas super macios em algodão pima peruano e algodão Supreme Cotton.

  1. Evite gorduras saturadas e doces no jantar

Um jantar leve vai fazer maravilhas por você. Durma melhor sem azia e congestão que as gorduras saturadas e os doces podem causar. É importante lembrar também que o corpo precisa de muitas horas para digerir uma refeição, por isso considere jantar o mais cedo possível. O sono é um momento reparador em que o corpo não precisa ser reabastecido com mais calorias. Então, fique a vontade para dispensar aqueles lanchinhos tarde da noite.

  1. Troque a TV por uma leitura leve

Você quer um descanso completo, livre de interrupções? O segredo é diminuir os estímulos emocionais que te mantém acordada. Para criar um momento só seu, perfeito para espairecer, troque a TV por uma leitura leve. Se a sua mente estiver acelerada demais para ler, experimente transferir esse fluxo de pensamentos para um caderno. No entanto, se já estiver se sentindo calma, proteja sua tranquilidade dos filmes dramáticos e programas de notícias. Reserve qualquer tema sensível para o dia seguinte.

  1. Umidifique e ventile o quarto

Um ambiente fresco contribui muito com seu bem-estar. Conte com a tecnologia dos eletrodomésticos para deixar o quarto do seu jeito. O ar condicionado é uma opção para quem ama um efeito gelado mais intenso, e aprecia a possibilidade de controlar a temperatura com precisão. Já o ventilador, é uma opção econômica que também ajuda a alcançar o equilíbrio térmico. Agora, se você não gosta de vento direto, experimente posicionar o ventilador de frente para a parede. Por fim, considere adicionar um umidificador. A umidade do ar influencia tanto a hidratação da pele, quanto a hidratação das vias respiratórias. Hidratada, seu sono fica mais gostoso.

¹KSHIRSAGAR, Dr. Suhas. Mude Seus Horários, Mude Sua Vida. 1ª Edição. Rio de Janeiro: Sextante, 2020.